segunda-feira, 6 de agosto de 2018

LIVRO: A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO TEOLÓGICA NO PENTECOSTALISMO BRASILEIRO.


O Livro: “A História da Educação Teológica no Pentecostalismo Brasileiro”, de autoria do teólogo e professor Orlando Martins, revisita a história dos embates entre as lideranças nas questões da instrução teológica nas ADs.

Para alguns, essa problemática pode estar superada, mas Orlando destaca que, mesmo com a abertura das ADs ao conhecimento teológico formal, ainda "dentro de seus arraias eclesiásticos" há resistências, "principalmente por aqueles que advogam mais a favor da importância da Experiência Religiosa do que a favor da Educação Teológica"  afirma o escritor.

Para embasar suas considerações, Martins fez amplo levantamento documental e bibliográfico, os quais "comprovam o conflito que houve entre a missão sueca, contrária a fundação de institutos bíblicos  e a missão americana, que apoiava a fundação destes institutos".

Embates que duraram décadas, mas ainda não superados, pois eles aparecem nas escolhas e práticas dos obreiros assembleianos na atualidade. Martins destaca na dissertação uma entrevista do pastor e teólogo Antônio Gilberto de saudosa memória, e que foi por muito anos o consultor doutrinário da CPAD, onde ele reclama da falta de apoio, disposição e patrocínio dos líderes aos ensinadores pentecostais.

Partindo de um respeitado mestre assembleiano, Orlando afirma que o "relato do pastor Antônio Gilberto retrata a falta de incentivo à Educação Cristã". Não só isso. Fica em evidência nas ordenações ao ministério a preferência ao preletor que "se destaca mais por envolver a Igreja com sua oratória, do que por apresentar um sermão com profundidade bíblica,  o que para muitos, "dá sono", ou seja, não gera espiritualidade."

A realidade, segundo o estudioso, é que "apesar de hoje haver um grande incentivo para que os obreiros estudem Teologia, e de ser um dos pré-requisitos para a ordenação de um obreiro, ainda falta muito apoio não somente dos pastores, mas da comunidade de modo geral."
O trabalho acadêmico do escritor e jornalista Orlando Martins, só comprova o quanto as chamadas "temporalidades históricas" estão presentes nas ADs. Ou seja, em pleno século XXI, com tantas transformações estéticas e tecnológicas dentro da denominação, a antiga mentalidade sobre o estudo teológico ainda resiste. É a herança sueca, o legado que ainda persiste.

Texto adaptado e de  autoria de Mário Sérgio Santana.

Livro: A História da Educação Teológica no Pentecostalismo Brasileiro
Editora: Reflexão
Autor: Pr. Orlando Martins
Teólogo, jornalista, professor e atualmente está doutorando em Sociologia em Portugal.
Onde encontrar: Nas melhores livrarias evangélicas do Brasil ou no site da editora Reflexão
Contatos com o autor para palestras sobre o tema ou para adquirir a obra.
Brasil: (48)984495200 – WhatsApp
Portugal: 351 935 584 315

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estude Teologia online, acesse: www.evangelho.org

O Evangelho.org é uma organização cristã dedicada a equipar líderes e fortalecer cristãos em todo mundo, fornecendo conteúdo fiel a palavra...