quinta-feira, 23 de março de 2017

QUAL A DIFERENÇA ENTRE O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO E O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO?


Orlando Martins 

De acordo com a Teologia Pentecostal,existe o BATISMO NO ESPÍRITO SANTO e o BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO, mas qual a diferença existe entre estes dois batismos? O Batismo no Espírito Santo é para as pessoas que professam a fé, acabaram de renascer para Cristo recebendo o Espírito Santo ao qual estarão selados para o dia da redenção (Ef 1.13). E o Batismo com Espírito Santo é o revestimento de poder e a capacitação com poder espiritual, que tem como evidência principal o falar em línguas estranhas (Glossolalia) para o ingresso do cristão numa vida mais profunda de adoração e serviço a Deus. Muito embora, haja  Em suma todos os salvos são batizados no Espírito Santo (I Co 12:13), mas nem todos são batizados com o Espírito Santo.



Batismo no Espírito Santo, qual a evidência inicial?

Esse assunto tem dividido até mesmo os pentecostais clássicos. O próprio William J. Seymour defendia que as línguas não eram a única evidência física do Batismo no Espírito Santo , mas outras manifestações poderiam ser encaradas como essa evidência. Acompanhando Seymour nesse raciocínio, denominações inteiras com a Igreja de Deus em Cristo  pregam que existem mais de uma evidência para o Batismo. Hoje, a maioria das igrejas neopentecostais não defende que as línguas são a única evidência. Esse ponto é defendido principalmente pelo texto de Atos 10.46, onde Lucas relata a admiração dos judeus que viram os gentios receberem “o dom do Espírito Santo”, isso “porque os ouviam falar em línguas e magnificar a Deus”. Baseados nesse texto, os pentecostais defendem a evidência física para o Batismo com o  Espírito Santo.





29 comentários:

  1. Foi de grande clareza esse texto, que Deus abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O termo com e no
      Em grego é com é apo
      E no é en
      Apo no lado de
      Perto de
      Junto de
      En é em cima
      Dentro
      Interior

      Excluir
    2. Pelo que eu olhei aqui o grego realmente tem (en-no sentido de com) Na expressão de João Batista em Mateus 3. Já no livro de 1Coríntios 12: 13 está a expressão (eis- que tem o sentido de no)

      Excluir
  2. Muito boa a explanação do assunto parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o esclarecimento, obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Não existe diferença alguma entre o batizar com ou no Espírito, quando vc aceita ao Senhor Jesus Cristo como único e suficiente salvador, vc é batizado com o Espírito Santo, que quer dizer a mesma coisa de "no", já que batizar significa "mergulhar"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que burro da zero pra ele kkkk

      Le direito meu fiii... o texto não tá falando de batismo nas águas....

      Excluir
    2. No grego não há diferença COM OU NO

      A maioria das versões At1:5. é COM O ESPÍRITO SANTO

      Excluir
  5. Uma pergunta. Quando alguém é batizado com o Espírito Santo, necessariamente precisa falar em línguas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O batismo só é completo se for de corpo inteiro. Assim, o batismo com o Espírito Santo tem que ser por completo na Alma e no espírito humano. Portanto, é com e no Espírito Santo. É quando o espírito humano se abre às experiências com Deus. Rm.8.16

      Excluir
    2. Se eu mergulho, mergulho no e em Algo. Não se pode mergulhar com, mas no ou em. Assim, ser batizado por inteiro é mergulhar em ou no Espírito Santo.

      Excluir
    3. Porém, como o Espírito habita em mim, então, ao mergulhar, mergulho 'com' o Espírito.

      Excluir
    4. Não necessariamente. Pq os dons são muitos, não é so o dom de Línguas. Então se a pessoa foi batizada com o Espírito Santo com certeza terá outros dons que necessariamente pode não ser o de línguas. São 9 os dons!!

      Excluir
  6. Ser batizado com o Espirito Santo é passar por uma experiência única e particular com Deus ser cheio do Espirito Santo falando em línguas ou profetizando.
    ser batizado no Espirito Santo é ser selado, por ele sendo nova criatura e vivendo dando os frutos do Espirito gálatas 5 19,20

    ResponderExcluir
  7. Qual a diferença entre batismo com espírito santo e no espírito santo?

    ResponderExcluir
  8. Queridos nesta explicação de querer definir a diferença do Batismo Com e No Espírito Santo. O No e o Com não foram invertidos? Porque diz. Que o Batismo No E.S é para regeneração para a salvação. E Com o E.S é para um revestimento para um trabalho específico? Aguardo resposta...

    Porque estou lendo aqui o livro de apoio da CPAD diz ao contrário. Para regeneração é Com E.S. agora para a capacitação ao Trabalho específico é No E.S.

    ResponderExcluir
  9. Concordo plenamente com vc jefferson

    ResponderExcluir
  10. concordo que há diferença, entre o batismo no e com o Espirito Santo.No para as pessoas que acabaram de renascer, e com é o revestimento com busca, a cada dia após dia. Tem desejar, e se empenhar de forma sincera e persistente na oração.

    ResponderExcluir
  11. AMÉM,ABRIU TODO MEU ENTENDIMENTO.OBRIGADO.
    HA PAZ DO SENHOR JESUS CRISTO.

    ResponderExcluir
  12. Eu concordo,com gramática grega é questão da preposição,ela muda sentido da frase,( no trás uma ideia e com outra a nossa própria língua também traz essa ideia.

    ResponderExcluir
  13. NÃO CONCORDO.. ISSO QUE CHAMA DE BATISMO NO ESPIRITO SANTO, É NA VERDADE UM REVESTIMENTO DE PODER.... VAMOS DE BIBLIA ....

    Um só Senhor, uma só fé, um só batismo;

    Efésios 4:5

    ResponderExcluir
  14. A paz do eterno a todos! Isso de testificar que alguém só é batizado pelo Espírito Santo quando se fala em ( línguas ) veio da religião, pois Paulo era cheio do Espírito Santo, e não falava as (tais línguas) que a religião criou , pois em Pentecostes, as línguas só era estranha para quem eram de outras nações, pois o Espírito usou os irmãos para falarem de Deus, a cada um que estava ali EM SUAS LÍNGUAS PATERNAS . EXP: se tivesse um japonês, o Espírito usaria alguém para falar de Deus em japonês e assim foi ! Paulo era bilíngue e cheio do Espírito Santo, mais onde está escrito que ele falava essas supostas línguas criadas pela religião? Balabachuria , Cantarabia e assim vai! Onde está escrito? Onde ?

    ResponderExcluir
  15. Ahh ! Os apóstolos tbm eram cheios do Espírito Santo e tem algum falando essas tais línguas?????????

    ResponderExcluir

Estude Teologia online, acesse: www.evangelho.org

O Evangelho.org é uma organização cristã dedicada a equipar líderes e fortalecer cristãos em todo mundo, fornecendo conteúdo fiel a palavra...