terça-feira, 27 de maio de 2014

A TRÍPLICE MISSÃO DA IGREJA "Evangelizar, Discipular e Ensinar"


Após a sua morte, nosso Senhor deixou como mandamento principal a tríplice missão da Igreja: “Evangelizar, Discipular e Ensinar”, Mt 28:18-20. Esta tríplice missão, reflete em sua essência os três tipos de mensagem que da Igreja neo testamentária, “ kerigmática, catequética e parinética”. Como fruto desta missão vamos abordar estes três tipos de mensagem, que refletem a exposição da palavra da comunidade do NT.

- Mensagem Kerigmática (Ide): Este termo deriva do grego “kerigma”, que alude a boas-novas, podendo ser então a mensagem que evangeliza, visando ao ‘ide’ de Jesus (Mc 16.15), por intermédio da pre- gação evangelística, conhecida como mensagem kerigmática. A evangelização mundial deve ser o objetivo primordial do serviço cristão, pois Jesus veio para servir e dar a sua vida em resgate por muitos, morrendo na cruz do calvário e oferecendo o seu sangue para o resgate da humanidade perdida (Jo 3.16; Gl 3.13). Nos dias atuais, a Igreja conta com vários recursos para cumprir cabalmente a sua missão de agência evangelizadora do mundo.

- Mensagem Catequética (Fazer Discípulos): A mensagem ca tequética é voltada para o ensino do novo convertido, visando o discipulado cristão (Cl 1.28-29). Para que exista edificação, deve-se, primeiramente, trabalhar na igreja com o discipulado, ou seja, com a mensagem catequética, para que o homem procure ser um eterno discípulo ou aprendiz de Cristo, permanecendo na palavra, que, não obstante, é a fonte da maturidade de um cristão. “Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente, sereis meus discípulos” (Jo 8.31).

- Mensagem Parinética (Ensinando): Após o processo inicial de discipulado, o homem encontra-se pronto para ser ensinado por meio da mensagem parinética ou de instrução e edificação para os cristãos. Esta tríplice missão além de ser executada por meio dos apóstolos, pregadores e evangelistas, haviam na Igreja primitiva pastores, mestres (Ef 4:11) e ensinadores (Rm 12:7) que eram usados pelo Senhor para ensinar e doutrinar a Igreja, por meio da edificação. Nos dias hodiernos, a edificação pode ser definida como uma das mais importantes tarefas da Igreja, pois onde existe edificação os membros poderão produzir com mais afinco para o reino de Deus. Para definir a edificação como atividade espiritual devemos primeiramente lembrar que Jesus é o pão da vida que nos é dado através de sua palavra (Jo 6:35). Após o processo inicial de discipulado o homem encontra-se pronto para ser ensinado através da mensagem parinética ou de instrução e edificação para os cristãos. De acordo com o teólogo Jesiel Paulino: “Trata-se da mensagem de instrução que visa produzir orientação e crescimento na vida cristã, visando nossa condução à estatura de varão perfeito” . “Este tipo de mensagem procura conduzir o homem ao amadurecimento espiritual” Antes, seguindo a verdade em caridade, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo” (Ef 4:15).

Pr. Orlando Martins

Um comentário:

O CRISTIANISMO DA IGREJA PRIMITIVA E A ANÁLISE EXEGÉTICA DE ATOS 2:42

Por Orlando Martins  A comunidade nascente no dia de Pentecostes é um modelo de Igreja que vivia dentro da unidade do Espírito : Esta ...