terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

ELIAS E A CARRUAGEM DE FOGO!

      Quando lemos a palavra muitas vezes não percebemos alguns detalhes importantes e por falta de hermenêutica acabamos por afirmar coisas que a Bíblia não diz . Antigamente era muito comum se ouvir em alguns hinos ou ler em livros que Elias foi arrebatado aos céus em uma carruagem de fogo e isso se tornou uma verdade incontestável para alguns irmãos. Entretanto, será que realmente Elias foi arrebatado em uma carruagem de fogo? Ao analisar o texto bíblico de forma cuidadosa, podemos concluir que não: “E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho.” (II Rs 2.11). O Texto é bastastante elucidativo até porque a carruagem de fogo só serviu para separar Elias de Eliseu sendo o profeta transladado aos céus por um redemoinho e não por uma carruagem de fogo. Amado irmão, aprender a palavra é muito importante para o nosso crescimento espiritual. Portanto, estude a palavra de forma sistemática, frequente os cultos, venha na Escola Dominical, estude Teologia, pois quanto mais estudamos, mais descobrimos que precisamos aprender mais.

Pr. Orlando Martins
Vice-presidente da AD do BOM  RETIRO em Florianópolis
Escritor e palestrante

20 comentários:

  1. Fico contente ao ver que minhas divagações estão sendo comentadas por um irmão. Aliás, não é qualquer irmão. É um teólogo que merece um grande respeito!
    Beijo amado!
    Fica na paz!

    ResponderExcluir
  2. Legal pastor, so que Jeremias compara os carros como o redemoinho e ai??? Jeremias 4:13 Eis que vem subindo como nuvens, como o redemoinho são os seus carros; os seus cavalos são mais ligeiros do que as águias. Ai de nós! pois estamos arruinados!

    ResponderExcluir
  3. concordo plenamente Wagner,amado pastor prova na bíblia,que Elias saiu da carruagem de fogo,e foi o redemoinho que o levou,houve o redemoinho sim,mas entendo que no meio do redemoinho estava Elias ainda na carruagem de fogo,sou leigo na biblia,mas dizer que não teve mas carruagem de fogo,talvez seja como dizer que não abriu o mar vermelho e sim a maré baixou,eu creio no poder sobrenatural de Deus e que Elias subiu aos céus numa carruagem de fogo com cavalos de fogo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meus queridos Anônimo e Wagner.
      Está muito claro no vers. 1, como o profeta Elias iria...

      1. Quando o Senhor estava para tomar Elias ao céu num redemoinho, Elias partiu de Gilgal com Eliseu. - Bíblia JFA Offline

      Abraços

      Excluir
    2. Leiam com cuidado! Em momento nenhum o pastor disse que não houve carruagem de fogo, ele disse que a carruagem só serviu para separar Elias de Eliseu. Prestem mais atenção ao que vocês leem.

      Excluir
  4. Na minha opinião Elias entrou na carruagem de fogo que subiu em um redemoinho... na visão de Elizeu é claro. Não há lógica nesse comentário. Seria o mesmo de estar diante de uma ferrari e sair andando com a gasolina somente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elucidado a questão!!!!
      Elias dispensou o Chofer e foi de redemoinho. Ou melhor abriu mão da Ferrari e subiu de gasolina.

      Excluir
    2. Elucidado a questão!!!!
      Elias dispensou o Chofer e foi de redemoinho. Ou melhor abriu mão da Ferrari e subiu de gasolina.

      Excluir
    3. Eu também entendo que quando a carruagem de fogo separou essa caruagem subiu com o redemunho não ta escrito que a carruagem ficou.

      Excluir
  5. A LEITURA NÃO CONTRADIZ "2 REIS VER. 11 E SUCEDEU QUE,INDO ELES ANDANDO E FALANDO,EIS QUE UM CARRO DE FOGO, OS SEPAROU UM DO OUTRO:(COMO SE PASSASSE ENTRE ELES OS COLOCANDO UM PARA UM LADO E OUTRO PARA OUTRO LADO )E ELIAS SUBIU AO CÉU NUM REDEMOINHO

    ResponderExcluir
  6. Eu acho que Elias subiu na carruagem de fogo e no meio do caminho pegou uma baldeação para o céu em um redemoinho kkkk
    Rindo com ps comentários, a bíblia é clara , foi até o céu em um redemoinho

    ResponderExcluir
  7. E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho.” (II Rs 2.11). Eu compreendo que quando se fala que o carro de fogo os separou um do outro, ou seja, os distanciou um do outro, então quer dizer que Elias entrou no carro de fogo e o redemoinho o fez subir. Podemos usar outro exemplo: Elias subiu ao céu num redemoinho( Ele estava no carro de fogo e subiu num redemoinho), o carro de fogo havia distanciado ele é logo após o redemoinho o fez subir. E como dizer: Eu fui pela estrada, ou fui pela avenida. Mas poderia ter ido de carro ou de bicicleta. Ali o texto nos deixa explícito que quando Elias foi separado de Elizeu ele entrou em um carro de fogo que serviu como meio de transporte para distancia-los e logo após subiu por um redemoinho utilizando como meio o carro de fogo.

    ResponderExcluir
  8. E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho.” (II Rs 2.11). Eu compreendo que quando se fala que o carro de fogo os separou um do outro, ou seja, os distanciou um do outro, então quer dizer que Elias entrou no carro de fogo e o redemoinho o fez subir. Podemos usar outro exemplo: Elias subiu ao céu num redemoinho( Ele estava no carro de fogo e subiu num redemoinho), o carro de fogo havia distanciado ele é logo após o redemoinho o fez subir. E como dizer: Eu fui pela estrada, ou fui pela avenida. Mas poderia ter ido de carro ou de bicicleta. Ali o texto nos deixa explícito que quando Elias foi separado de Elizeu ele entrou em um carro de fogo que serviu como meio de transporte para distancia-los e logo após subiu por um redemoinho utilizando como meio o carro de fogo.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelos comentários dos dois lados, mas ainda não decidi em qual carruagem eu vou subir, rsrsrs... não precisam ser irônicos uns com os outros, ambos os lados estão argumentando bem.

    ResponderExcluir
  10. amigos sou leigo no assunto,más é muito claro pra mim que Elias subiu sim em um redemoinho e não em uma carruagem de fogo,primeiro Eliseu disse que não sairia do lado de Elias,então como Deus poderia levar Elias sem tem que levar Eliseu,ou seja a carruagem de fogo foi só pra separar mesmo os dois,porque teriam que estar bem longe pra que um redemoinho pudesse levar somente Elias,pensamos na lógica da natureza,um redemoinho pra levar uma pessoa tem uma dimensão muito grande ou seja eles teriam que estar bem distante um do outro...

    ResponderExcluir
  11. Carruagem de fogo é um termo técnico do período.
    Podemos dizer hoje: Disco voador.
    Redemoinho seria a luz que cai, e o corpo sobe como se fosse um redemoinho.
    Elias foi abduzido.

    ResponderExcluir
  12. E uma questão polemica onde ha duas versão, na analogia bíblica onde se usa um fato acontecido q vai ser usado como compreensão dentro da cultura e costume da época p retratar o ocorrido. Por exemplo josue retrata um ocorrido onde a nação de Israel esta numa guerra onde o tempo a hora era contra Israel!josue ordena q o sol parase, imagine se ele disese q a terra parar seria não logico, por que o conhecimento da época intendia q era o sol q girava ao redor da terra; Guando comesamos a estudar aprendemos q todos os planetas da terra jira ao redor do sistema solar rotação e translação , antes de ter esse conhecimento juraríamos q e logico q e o sol q jira aprendemos na escola nem por isso diminui o ocorrido o milagre e a vitoria ;Na cultura antiga a carruagem de guerra era usada p guau finalidade?Uma das finalidades resgatar soldados encurralados pelo inimigo separá-los, era colocados lanças super afiadas nas rodas p ferir o adversário tocava ao redor essas lanças feriam as pernas em tia casos q ate rancava as pernas do inimigo.Depois de dar varias voltas formando uma barreira p separalos pegava o soldado encurralado o colocava na carrosa de quera e o retirava;Como acontece no Rio de janeiro guando vai invadir uma favela usa um tangue chamado caveirão q e usado p resgatar soldados encurralado por traficante ;Essa era a tecnologia de quera da época a carruagem de fogo vista seguiu todo o procedimento de guerra da época a diferença foi q a vista por Elizel foi celestial, por isso q Elizel comparou em 2 reis cp 2 v12 com as carruagem de Israel e procedimento militar foi o mesmo e era conhecido por todo Israel q sempre estava em guerra, acreditou sem nenhuma duvida q ele nessa carruagem de fogo impulsionado por essa forsa materialisado por um redemoim Deus o levou p si ;

    ResponderExcluir
  13. Essa semana eu estava pregando e usei a frase que Elias foi levado numa carruagem de fogo, no final do culto, quando eu estava saindo uma irmã me chamou no canto e me disse: presbítero, Elias não foi levado numa carruagem de fogo, ele foi levado por um redemoinho, me mostrando o versículo...eu pensei, pensei, como responder essa questão?
    Então eu perguntei a ela o porque da carruagem de fogo...ela pensou...pensou e me respondeu que a carruagem foi só para separar los, acho um pouco fora de lógica, mandar um meio de transporte somente pra separar duas pessoas e ela não usar esse meio de transporte, ficamos de resolver essa questão depois, pois ela é professora da EBD.
    Ao consultar esse tema encontrei esse blog...e cheguei a conclusão: estavam os dois andando, uma carruagem de fogo surgiu, como acontecerá no arrebatamento da igreja, as coisas acontecerão num abrir e piscar de olhos, quando Elizeu se deu conta Elias já se encontrava na carruagem de fogo e a mesma os separou e essa carruagem de fogo com Elias ao se distanciar de Elizeu foram levados pelo redemoinho.

    ResponderExcluir
  14. Creio que a resposta mais lógica seria essa, senão eu teria que encontrar a resposta de para onde a carruagem de fogo foi após esse acontecimento, nesse texto ja estão contidas as respostas sem deixar dúvidas...fiquem todos na paz do Senhor Jesus.

    ResponderExcluir

UM PENSAR SOBRE A VOLTA DE JESUS!

Vivemos os últimos tempos e cada vez mais os sinais do arrebatamento são claros, fazendo com que cada cristão reflita o seu papel na soci...