terça-feira, 18 de junho de 2013

TEOLOGIA DO OBREIRO - COMO SER UM DIACONO APROVADO?


                   O título de diácono refere-se ao ofício do serviço voluntário que envolve áreas como a visitação domiciliar e tarefas voltadas para o serviço como assistente dos ministros e é uma herança do judaísmo, pois toda a sinagoga contava com três diáconos, que em hebraico significa parnasim. Este ofício foi citado primeiramente para que estes servisse...m à mesa e distribuíssem a alimentação entre as viúvas dos helenistas (At 6:1), visto que estes reclamavam por entender que havia uma espécie de desprezo às suas viúvas. O problema não era o desprezo, mas sim uma barreira cultural e idiomática. Para suprir uma situação específica, os apóstolos constituíram sete homens que falavam grego para que pudessem servir às mesas, pois os apóstolos precisavam se concentrar na pregação e no ensino da Palavra. (At 6:2).
                 O Serviço Cristão é o caminho para a verdadeira espiritualidade, pois nele encontramos o caminho da maturidade espiritual que não deve ser encarado como um fim em si mesmo. Afinal crescemos para nos doar em prol dos outros e com isto experimentar o caminho da humildade: Servir.
Entre os sete diáconos encontramos Felipe que primeiramente fora escolhido para este importante serviço. Todavia Felipe recebeu o dom ministerial de evangelista e assim tornou-se um grande pregador da palavra (At 8: 1-25). Entretanto antes de ser um pregador, Felipe era um servo aprovado, pois compreendeu que todo o obreiro deve aprender a servir tanto as viúvas como no ministério da pregação.

                Infelizmente muitos não compreendem esta premissa e querem pregar sem antes se preparar, diferentemente de Jesus que se preparou começando o seu ministério com trinta anos ou o apóstolo Paulo que antes de iniciar o seu ministério esteve três anos no deserto da Arábia aprendendo aos pés do Senhor. Para o bom desempenho da diaconia urge analisarmos os três principais requisitos para o desempenho deste serviço local, que se encontra no livro de Atos dos Apóstolos capítulo seis, versículo três, que nos ensina que o diacono precisa ser de boa reputação, cheio do Espírito Santo e de sabedoria!

Pr. Orlando Martins
Vice - presidente da AD Bom Retiro em Florianópolis
Palestrante e professor de Teologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estude Teologia online, acesse: www.evangelho.org

O Evangelho.org é uma organização cristã dedicada a equipar líderes e fortalecer cristãos em todo mundo, fornecendo conteúdo fiel a palavra...