quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Qual a relação do pensamento pedagógico de Comenius com a Educação Cristã?

Orlando Eduardo Capellão Martins

               
          Inicio este texto, analisando a importância do pensamento de Comenius para a humanidade, e em especial para o mundo cristão, já que, ele além de pedagogo, era cristão e bispo moraviano, e que afirmava insistentemente que a “educação”, é a cura para a corrupção, portanto, neste aspecto, encontramos muita similaridade do pensamento dele com a Educação Cristã.
Portanto fica evidente a relação existente entre o pensamento pedagógico de Comenius e a Educação Cristã, já que, o pensamento deste pedagogo é legitimado por meio da práxis cristãs, ou seja o pensamento pedagógico de Comenius apontava para o pensamento prático, visto que Comenius (2006, p. 29) compreendia a educação como um meio que poderia gerar mudança na sociedade, seguido o seguinte tripé ensino,  moral e piedade, logo, o objetivo era a formação de princípios que promovam mudança de vida e redefinição de valores.
Contudo, analisando a extensa biografia de Comenius vemos que ele foi o criador da Didática Moderna e um dos maiores educadores do século XVII e podemos observar de modo bastante claro, a influência do pensamento deste teórico sobre a Educação Cristã, pois como matéria prática, a Educação Cristã é devedora do pensamento pedagógico de Comenius, já que, este método não contempla apenas a razão, mas, também a piedade.
Porfim, Comenius valorizava a importância da Bíblia e a promoção dos valores, visto que para  ele, a escritura deve ser a base de uma sociedade equilibrada como afirmou: “Tudo o que for ensinado aos jovens cristãos depois das Escrituras, ou seja, o ensino das ciências, das artes e das línguas, deverá ser subordinado às Escrituras, de tal modo que eles possam notar tudo ao seu redor e ver claramente que todas as coisas serão mera vaidade se não se referirem a Deus e a vida futura (COMENIUS, 2006, p. 281). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estude Teologia online, acesse: www.evangelho.org

O Evangelho.org é uma organização cristã dedicada a equipar líderes e fortalecer cristãos em todo mundo, fornecendo conteúdo fiel a palavra...