Orlando
Eduardo Capellão Martins
Inicio este
texto, analisando a importância do pensamento de Comenius para a humanidade, e
em especial para o mundo cristão, já que, ele além de pedagogo, era cristão e
bispo moraviano, e que afirmava insistentemente que a “educação”, é a cura para
a corrupção, portanto, neste aspecto, encontramos muita similaridade do
pensamento dele com a Educação Cristã.
Portanto fica evidente a relação existente entre o
pensamento pedagógico de Comenius e a Educação Cristã, já que, o pensamento
deste pedagogo é legitimado por meio da práxis cristãs, ou seja o pensamento
pedagógico de Comenius apontava para o pensamento prático, visto que Comenius
(2006, p. 29) compreendia a educação como um meio que poderia gerar mudança na
sociedade, seguido o seguinte tripé ensino,
moral e piedade, logo, o objetivo era a formação de princípios que
promovam mudança de vida e redefinição de valores.
Contudo, analisando a extensa biografia de Comenius
vemos que ele foi o criador da Didática Moderna e um dos maiores educadores do
século XVII e podemos observar de modo bastante claro, a influência do
pensamento deste teórico sobre a Educação Cristã, pois como matéria prática, a
Educação Cristã é devedora do pensamento pedagógico de Comenius, já que, este
método não contempla apenas a razão, mas, também a piedade.
Porfim, Comenius valorizava a importância da Bíblia
e a promoção dos valores, visto que para ele, a escritura deve ser a base de uma
sociedade equilibrada como afirmou: “Tudo o que for ensinado aos jovens
cristãos depois das Escrituras, ou seja, o ensino das ciências, das artes e das
línguas, deverá ser subordinado às Escrituras, de tal modo que eles possam
notar tudo ao seu redor e ver claramente que todas as coisas serão mera vaidade
se não se referirem a Deus e a vida futura (COMENIUS, 2006, p. 281).
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