sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

COMPREENDENDO O DOM DE PROFECIA

Como servos de Deus e conhecedores da verdade, devemos buscar os benefícios espirituais que o Senhor tem derramado sem medida sobre a sua Igreja e dentre essas bênçãos, destacam-se os dons espirituais. Todos os dons são importantes e não existe dom melhor ou pior, contudo entre o povo evangélico fala-se muito no dom de profecia, que embora incompreendido por alguns e supervalorizado por outros, é de suma importância para o corpo de Cristo. A palavra hebraica para designar “profeta” é nabi, que é derivada da raiz verbal nabal que significa anunciador, declarador e, por extensão, aquele que anuncia as mensagens de Deus, sendo esta iluminação gerada subitamente pelo Espírito Santo na mente ocorrendo à profecia. No entanto este dom não possui autoridade divina para doutrinar a vida de alguém e nem serve de direção espiritual para uma Igreja, pois para essa missão foram levantados pastores e obreiros. Contudo, infelizmente, na área dos dons, existem alguns excessos em especial na área do dom de profecia, como por exemplo, se o pastor estiver pregando a palavra e um profeta interromper a mensagem pastoral, grande parte da Igreja irá dar mais credito às palavras proféticas do que as pastorais, contudo a principal profecia é a palavra: “Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade”. Já em outros lugares o culto não possui pregação, mas só profecias e dons e para completar a lista existem aqueles irmãos que ao invés de frequentar uma Igreja, ficam indo atrás de profetas e alguns destes acabam não recebendo uma profecia, mas uma poça fria. Entretanto devemos crer nos dons, inclusive no de profecia que é muito importante para o corpo de Cristo, contudo este dom deve ser encarado como uma iluminação momentânea da parte do Espírito Santo para transmitir mensagens de edificação exortação e consolação da parte de Deus com o intuito de edificar os membros em um momento especifico, contudo a edificação permanente de um cristão ou de uma Igreja é a palavra de Deus. Portanto, devemos buscar o discernimento espiritual para sabermos diferenciar entre o verdadeiro e o falso, a profecia da profetada, a iluminação (Revelação) da revelagem, para que em tudo Deus seja glorificado e os seus servos edificados!
Pr. Orlando Martins
Vice-presidente da AD do Bom Retiro em Florianópolis
Palestrante e escritor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estude Teologia online, acesse: www.evangelho.org

O Evangelho.org é uma organização cristã dedicada a equipar líderes e fortalecer cristãos em todo mundo, fornecendo conteúdo fiel a palavra...