quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

SAULO VIROU PAULO ?



É muito comum no meio cristão achar que antes de sua conversão o apóstolo Paulo, chamava-se Saulo e que depois Deus mudou o seu nome, inclusive até um respeitado hino evangélico conta com esse refrão. Contudo, por mais que possamos entender a máxima de que a voz do povo é a voz de Deus, e que se todos falam a mesma coisa é porque realmente essa é a verdade, devemos nesse caso pelo menos refletir com mais cuidado se realmente Saulo transformou-se em um Paulo. Saulo: Nasceu em Tarso da Cilicia, Êle era filho de uma família judaica, da tribo de Benjamim, fariseu, era aluno assíduo na sinagoga de Jerusalém, sendo o mais destacado entre todos os aprendizes que haviam nas 48 sinagogas da época, tendo Gamaliel, como seu professor. Portanto, crescia Saulo como um homem sábio e destacado, fariseu dos fariseus, sendo muito ligado à sinagoga. Era membro do Sinédrio, uma espécie de Assembleia constituinte da época, sendo que quando Estevão morreu apedrejado, ele segurou a capa, ou seja, demonstrava a sua liderança, pois quando alguém segurava a capa, era um líder. Dentro desse contexto é que surge a duvida se realmente Saulo virou Paulo: Ao se converter no caminho de Damasco, Saulo tornara-se verdadeiramente um novo homem, contudo ele passa agora a não se relacionar tanto com a comunidade judaica, mais vai paulatinamente se relacionando mais com os gentios, a partir do seu chamado em At 13. A verdade é que em nenhum lugar das Escrituras encontramos menção de Paulo ter mudado de nome. O que a Bíblia diz é o seguinte: “Todavia, Saulo, também chamado Paulo…” (At 13.9). Até este versículo, o apóstolo é chamado de Saulo; a partir de então passa a ser chamado de Paulo. Se repararmos cuidadosamente o versículo em pauta, veremos que Lucas, o autor da narrativa diz que Saulo TAMBÉM era chamado Paulo. Ou seja, não houve uma troca de nomes, o que de fato a Bíblia diz, era que ele tinha DOIS NOMES DIFERENTES, fato considerado comum para um judeu que também tinha cidadania romana, como era o caso de Paulo (At 16.37,38 e 22.25,26). Saulo era o seu nome hebraico; enquanto a Bíblia retrata a relação do apóstolo com os judeus, este nome aparece – mesmo depois da conversão (O nome não mudou por causa da conversão). Porém , quando enviado em sua viagem missionária para desenvolver a sua missão entre os gentios, Lucas relata que Saulo TAMBÉM era chamado Paulo, seu nome romano, ou seja, de relacionamento com os gentios. Para finalizar o tema, concluímos que Saulo não virou Paulo, mais que ambos os nomes eram empregados em situações e contextos diferentes.

Pr. Orlando Martins
Vice - presidente da AD do BOM RETIRO em Florianópolis
Professor de Teologia, EBD e escritor

28 comentários:

  1. muito bom o comentario e que Deus te abençoe no teu ministerio.

    ResponderExcluir
  2. muito bom o comentario e que Deus te abençoe no teu ministerio.

    ResponderExcluir
  3. Que Deus abençoe sua vida Pastor... Ótimo tema abordado

    ResponderExcluir
  4. Que Deus abençoe sua vida Pastor... Ótimo tema abordado

    ResponderExcluir
  5. Glória à Deus!Que comentário maravilhoso! resposta esta, que todos os cristãos devem obtê-las. Quantos nos nossos púlpitos já ouvimos dizer que depois que Saulo teve um encontro com Jesus, o seu nome foi mudado para paulo. e até nas E.B.D, a gente ouve isto. que Deus abençoe ricamente o Pr. Orlando Martins.

    ResponderExcluir
  6. Se não fosse o encontro de Saulo com o Cristo ressurreto na estrada de Damasco ele jamais se valeria do nome de Paulo para se relacionar com nenhum gentio porque o relacionamento dele com os gentios só se tornou uma realidade com a consequente utilização do nome Paulo a partir de sua transformação espiritual e novo nascimento em Cristo...Portanto eu acho que é correto sim se dizer que Saulo virou Paulo assim como Shimon virou Petrus, ou seja, Simão virou Pedro, porque o nome Pedro se relacionava com seu chamado e ministério na igreja primitiva sendo Pedro o líder e confessor da fé de que Jesus o Cristo do Deus vivo era a rocha sobre a qual a Igreja seria edificada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo que assim como joao em português se torna John em inglês, Saulo e Paulo seria a mesma coisa.

      Excluir
    2. Exatamente isso .
      Deus abençoe voces

      Excluir
    3. "Achar "está aí o problema.

      Excluir
    4. Verdade,e o importante ése converter.

      Excluir
  7. paz para todos do grupo que postaram seus comentários, por fim, muito bons so´queria falar sobre nosso amigo que falou paulo mario meu amado o pr, falou correto ai, so existe esta transliteraçao de nomes, em hebraico saulo em latim paulo independente dele se converter ou não os nomes dele seria em relaçaoo a sua cidadania naõ asua conversão amado. paz

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. Ademir Ribeiro de Rondonia27 de abril de 2017 às 12:38

      E logo lhe cairm os olhos como escamas,e recuperou a vista e levantando foi batizao Atos 9:18 isso que esta escrito

      Excluir
  9. Agradeço a todos que leram o artigo e postaram um comentário.

    ResponderExcluir
  10. SAULO: Significa "aquele que foi muito desejado", "o que foi pedido insistentemente" ou "aquele que foi conseguido através de orações".

    SAULO é a versão grega do nome Chaul, em português Saul, de origem hebraica.

    É um nome com uma forte carga religiosa, e era comum ser atribuído aos filhos que haviam sido ansiosamente desejados ou que acreditavam ser frutos de um milagre.

    Na versão hebraica, encontramos o nome Saul no Antigo Testamento da Bíblia: foi o nome do primeiro rei de Israel, o antecessor do rei Davi. Na sua versão grega, encontramos o caso de Saulo, no Novo Testamento, no livro de Atos dos Apóstolos.

    SAULO DE TARSO era o verdadeiro nome pelo qual o Apóstolo Paulo era inicialmente chamado, sendo mais conhecido atualmente por Paulo.

    PAULO: Significa “pequeno”, “de baixa estatura”.

    O nome Paulo tem origem no latim Paullus, a partir de paullo, que quer dizer “pequeno" ou "baixo”.

    Surgiu através de um apelido romano, quando não haviam sobrenomes e as características físicas eram utilizadas para nomear as pessoas.

    O nome tornou-se popular através do Apóstolo Paulo, um importante líder da igreja cristã primitiva, que inicialmente tinha o nome de Saulo.

    ResponderExcluir
  11. MUITO BOA EXPLICAÇÃO. SAULO ERA O NOME HEBRAICO E PAULO FOI O NOME QUE FOI LHE DADO QUANDO FOI PARA GRÉCIA. SIGNIFICADOS IGUAIS POR CAUSA DOS LOCAIS DA ÉPOCA.

    ResponderExcluir
  12. fico grato pela sua explicação!
    eu acredito que mudar de nome foi uma necessidade, só o ouvir do nome Saulo trazia uma desconfiança, se realmente o homem havia se convertido ao cristianismo, pois Ananias mesmo "respondeu ao Senhor, de MUITOS tenho ouvido a respeito desse homem" veja a palavra MUITOS. Penso eu que Saulo tenha percebido que o nome "Saulo" causava um pequeno constrangimento por onde ele passava e isto li causaria percas em sua vida missionaria. Por isto ocorre a mudança de nome para Paulo

    ResponderExcluir
  13. Top esse tema,muito pertinente a o que eu esrou estudando,por muito tempo fui enganado,mas quando passei a examinar as escrituras deixei de ser ouvinte para ser praticando e verdiano!!!

    ResponderExcluir
  14. muito boa explicação pastor. permita-me copiá-la . fica na paz do criador

    ResponderExcluir
  15. Excelente explicação teológica gostaria de parabeniza-lo, que Deus possa estar abençoando-o cada dia mais. Fraternalmente, Pr. Paulo Vianna Müller

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pela explicação Pastor!

    ResponderExcluir
  17. Como Saulo conseguiu o título romano ? Como conseguiu a cidadania romana visto que era da tribo de Benjamin ?

    ResponderExcluir
  18. O pai de Paulo, judeu da tribo de Benjamim (Fil. 3:5) e fariseu (At. 23:6), era cidadão romano que vivia no importante centro metropolitano de Tarso, na Cilícia, Ásia Menor. A cidade era um centro de educação, superado no tempo de Paulo somente por Atenas e Alexandria. Como seu pai era cidadão romano, Paulo herdou essa cidadania.

    Leia mais: http://m.exegeserbiblica.webnode.com.br/news/paulo-de-tarso-/

    ResponderExcluir

Estude Teologia online, acesse: www.evangelho.org

O Evangelho.org é uma organização cristã dedicada a equipar líderes e fortalecer cristãos em todo mundo, fornecendo conteúdo fiel a palavra...