terça-feira, 21 de março de 2017

O SOL PAROU APÓS A ORAÇÃO DE JOSUÉ?

Orlando Martins

"No livro de Josué (10.12-15) está escrito que Josué mandou parar o Sol. Mas, segundo a Ciência, é a Terra que gira em torno do Sol. Como é que Josué mandou parar o Sol se o mesmo está parado segundo a nossa concepção?"



Este tema já gerou muitos debates tanto teológicos, com entre cientistas e acadêmicos, pois, de acordo com o texto bíblico Josué mandou o sol parar, mas, será isso possível? É que iremos analisar por meio desta reflexão acerca do tema supracitado. O Sol - Principal centro do nosso sistema planetário - está apenas relativamente parado, já que anda, em corrida veloz, rumo à estrela Vega, na constelação de Hércules, arrastando o sistema em causa. Este é, em certo aspecto, o seu movimento de translação. Quanto ao de rotação, o Sol leva 24 dias e 15 horas para completar uma volta em torno do seu eixo. Portanto, pode-se dizer que o Sol está parado, mas em relação ao nosso sistema planetário. Apesar disso, ainda hoje os próprios cientistas usam as expressões: "pôr-do-sol" e "nascer do sol". Sabemos que  a Bíblia não é um manual cientifico,  mas as suas assertivas são verdadeiras. Emprega, porém, uma linguagem coloquial a fim de as verdades divinas poderem ser aceitas por todos, mesmo pelas pessoas mais simples.
Portanto, ao se dirigir ao Sol, Josué usou o termo "deman", exarado 21 vezes no Velho Testamento, podendo significar , entre outras coisas, silencia-te. Já o termo  hebraico para detém-te é "amad". a qual ocorre centenas de vezes no Antigo Testamento, sendo geralmente traduzida por ficar de pé ou deter.
Admite-se nos meios acadêmicos, que a revolução da Terra em torno do seu próprio eixo é motivada pela ação do Sol sobre o nosso planeta.  Desta feita, quando Josué ordenou: "Sol. aquieta-te" ou "detém-te", a rotação do Globo  teria diminuído substancialmente por via de um temporário enfraquecimento da ação solar sobre ele. Existem, muitas outras teorias para explicar a detenção do Sol narrada no livro de Josué, porém cremos no ensinamento contido nas escrituras acerca deste tema.

Portanto, os astrônomos modernos deram-se ao trabalho de buscar, no calendário astronômico, se de fato teria realmente ocorrido o evento. Depois de muitas pesquisas, os cientistas concluíram que, efetivamente, falta um dia no calendário astronômico, concluindo então, que o quase um dia inteiro (Js 10.13b), correspondem a 11 horas e cinqüenta minutos, sendo assim provado que de fato a Terra esteve parada por todo um dia de Sol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O CRISTIANISMO DA IGREJA PRIMITIVA E A ANÁLISE EXEGÉTICA DE ATOS 2:42

Por Orlando Martins  A comunidade nascente no dia de Pentecostes é um modelo de Igreja que vivia dentro da unidade do Espírito : Esta ...